quinta-feira, outubro 06, 2005

Pagamos três vezes mais imposto

A reportagem abaixo do O Globo mostra um pouco a habilidade dos governos no Brasil em crescer a sua fatia na renda nacional.

Carga tributária sobre o PIB sobe para 37% em 17 anos
Globo Online- SÃO PAULO -
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) revela que a carga tributária sobre o Produto Interno Bruto (PIB) subiu bastante desde a implantação da nova Constituição Federal, em 1988, passando de 20% para 37%. De acordo com o levantamento, naquela época existia uma norma para cada 300 habitantes. Hoje, existe uma norma para cada 53. Segundo o presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, em 17 anos de Constituição Federal, o contribuinte brasileiro paga 2,69 vezes mais tributos. Um levantamento completo sobre os direitos dos contribuintes será divulgado nesta quinta-feira. De acordo com Amaral, nos 17 anos da atual Constituição, o contribuinte brasileiro viu seus direitos serem suprimidos todos os dias, através de mudanças que ocasionaram a criação de novos tributos (CPMF, CIDE, PIS/Cofins sobre importações). O estudo foi dividido em 4 partes.

quarta-feira, outubro 05, 2005

Trabalho pode matar?
Segundo o O Globo o excesso de trabalho pode ter sido a causa da morte de dois trabalhadores cortadores de cana. Será que excesso de lazer também mata?