sábado, fevereiro 15, 2003

Ainda o Mirabel

Enquanto o autor do pedido, o Leo Monastério, não se manifesta, olha o que eu achei sobre o ciclo de vida de um produto: uma notícia sobre outro lanchinho popular: o Kit Kat da Nestlé.

Uma pista sobre o mistério do desaparecimento do Mirabel pode estar aqui: Kit Kat is the UK’s best-selling chocolate bar. However, in the competitive modern world consumers’ tastes continually change. As a result, even the most popular icons have to re-invent themselves from time to time in order to keep their appeal and stay ‘on top’. For example, pop stars adjust their image, film animators amend their favourite cartoon characters, and car designers re-design old favourites such as the VW Beetle and the Mini. One secret of success is to retain enough of the old image to keep the loyalty of present enthusiasts for the product, whilst making sufficient innovations to attract a whole new group of consumers.

O leitor interessado - inclusive o Leo - pode baixar o arquivo em *.pdf da página do The Times, com toda a matéria sobre o Kit Kat.

Minha única dúvida aí em cima é a seguinte: os gostos mudam? Eu prefiro o argumento tradicional de que, na verdade, o que muda é o conjunto de oportunidades. Assim, por exemplo, se você só comia mirabel e bebia coca-cola quando tinha 8 anos, após algum tempo você passa a ter contato com novos produtos. Então, você tem mais bens e a mesma renda real, grosso modo. Isso não mostra que o consumo de mirabel cairá por mudança nos gostos - entendida como preferências - mas sim que você agora tem novos bens para os quais pode direcionar seus recursos.

Independente do assunto, é legal que o Leo tenha perguntado sobre o Mirabel porque se você, leitor, estuda a ciência que estuda a alocação de recursos escassos (uma definição que é bem mais ampla do que parece à primeira vista), então você deveria saber responder, ainda que tentativamente, uma pergunta simples como esta.

Não é o problema da inflação ou da fome, apenas, que mostram a dificuldade de se pensar o mundo sob a visão do economista, mas sim problemas simples como este. E o Leo nunca me deixa em paz com estas perguntas incomuns...

Palavras-chave (que abrem muitas sinapses...): ciclo de vida do produto, teoria da produção e dos custos, inovação, produtos substitutos, demanda, oferta.