sexta-feira, fevereiro 21, 2003

Ancara e a grana

Quem acompanha a saga da provável guerra contra o Iraque deve ter se deparado, ontem, com a notícia de que o governo da Turquia quer cobrar dos americanos pelo uso de seu território. Economicamente falando, nada mais correto.

O governo da Turquia mostra que questões morais como "paz e amor" ou "give peace a chance" (embora o mais divertido sobre estes chavões seja o título de um livro do engraçadíssimo P.J. O'Rourke: "Give war a chance") podem ser importantes, mas o aspecto econômico fala mais alto.

Claro, no final, alguém pode, não sem certa dose de razão, dizer que o pagamento norte-americano poderia servir para financiar um programa de assistência social do governo de Ancara. Por outro lado, o dinheiro pode acabar indo para outros fins menos nobres (do meu ponto-de-vista).

Contudo, a questão de Ancara ilustra um antigo problema de qualquer economia: o de bens comuns (bens públicos, bens de clube ou toll goods...todos quase sinônimos).

Formação de alianças para um determinado fim é tipicamente um problema deste tipo. Afinal, você tem de resolver diversos conflitos de interesses para conseguir que um grupo cumpra seu objetivo.

Um dos precursores desta análise era o falecido Mancur Olson Jr. - um sujeito que mudou a cabeça de muito marxista sério com o seu "A Lógica da Ação Coletiva" (em português, pela EDUSP). Outro famoso é o Todd Sandler.

Procurando material para informar você, meu leitor(a), encontrei, veja só, a página oficial dele.

Se você quer ficar com inveja, eu tenho um dos livros que estão indicados lá. Quem adivinhar qual é ganha um prêmio .

Links, bibliografia, etc

1. A página de Todd Sandler (indicada acima)
2. Economics and Conflict
3. The Dark Side of Economics (esta página é minha :-) )