O Mirabel do Leo
Pois o Leo insistiu e quer que a gente use a Ciência Econômica para tratar do assunto mais importante entre os membros mais ativos deste blog (eu e ele): o biscoito Mirabel.
Para quem é mais novo, o Mirabel pode não ser familiar mas, para quem assistiu Ultraman antes da versão na qual se ouvia a chamada - "distribuição, Sato Vídeo do Brasil" - o Mirabel foi parte da infância.
Entretanto, o Mirabel acabou. Parou de ser fabricado.
O que leva produtos a desaparecerem do mercado? Olha, Leo, assim como eu você sabe que há diversas explicações que poderiam ser testadas. Para dar o pontapé inicial, alguns palpites. Depois a gente refina o argumento:
1) Houve uma mudança tecnológica (estou chutando feio, talvez tenha a ver com a tecnologia alimentar que nossos cientistas têm desenvolvido nos últimos anos). Assim, a demanda por biscoitos mirabel caiu em prol de substitutos.
2) A tendência "light" de hoje em dia pode ter diminuido a demanda por um biscoito de chocolate para crianças. Mães morrem de medo de terem filhos obesos (já avós e tias adoram, respectivamente, netos e sobrinhos gordinhos...). Teria isto algo a ver com..
2.1) uma escassez de recursos: lucros reinvestidos são, claro, escassos. Se a onda é tomar Gatorade, a fábrica do Mirabel pode ter percebido que um mercado mais lucrativo se encontrava longe dos corações dos velhos fãs do produto.
E aí, Leo? Agora que eu comecei com observações bem fraquinhas, é a sua vez de contribuir para a novela: "O que fizeram com o meu Mirabel".
Pois o Leo insistiu e quer que a gente use a Ciência Econômica para tratar do assunto mais importante entre os membros mais ativos deste blog (eu e ele): o biscoito Mirabel.
Para quem é mais novo, o Mirabel pode não ser familiar mas, para quem assistiu Ultraman antes da versão na qual se ouvia a chamada - "distribuição, Sato Vídeo do Brasil" - o Mirabel foi parte da infância.
Entretanto, o Mirabel acabou. Parou de ser fabricado.
O que leva produtos a desaparecerem do mercado? Olha, Leo, assim como eu você sabe que há diversas explicações que poderiam ser testadas. Para dar o pontapé inicial, alguns palpites. Depois a gente refina o argumento:
1) Houve uma mudança tecnológica (estou chutando feio, talvez tenha a ver com a tecnologia alimentar que nossos cientistas têm desenvolvido nos últimos anos). Assim, a demanda por biscoitos mirabel caiu em prol de substitutos.
2) A tendência "light" de hoje em dia pode ter diminuido a demanda por um biscoito de chocolate para crianças. Mães morrem de medo de terem filhos obesos (já avós e tias adoram, respectivamente, netos e sobrinhos gordinhos...). Teria isto algo a ver com..
2.1) uma escassez de recursos: lucros reinvestidos são, claro, escassos. Se a onda é tomar Gatorade, a fábrica do Mirabel pode ter percebido que um mercado mais lucrativo se encontrava longe dos corações dos velhos fãs do produto.
E aí, Leo? Agora que eu comecei com observações bem fraquinhas, é a sua vez de contribuir para a novela: "O que fizeram com o meu Mirabel".
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