domingo, fevereiro 23, 2003

Public Choice e a Ação Afirmativa

A teoria da Escolha Pública nos ensina que indivíduos têm interesses, não apenas quando compram um carro ou alugam/compram apartamentos (veja um interessante paradoxo aqui), mas também em outras esferas da vida.

Na verdade, a Escolha Pública é mais voltada para a explicação de como sujeitos agem quando o mecanismo de alocação de recursos não é o de mercado, mas sim o sistema político.

Neste artigo, o leitor poderá ver uma explicação à la Public Choice para a súbita adesão de empresas de alta tecnologia a medidas de ação afirmativa (que são o resultado da ação de políticos) nos EUA.

Se você achava que o pessoal da Computação era todo maluco-beleza, falando de matemática e ficção científica, com uma vaga e confusa preocupação social, pode começar a repensar isto. Mesmo porque, Bill Gates já não é mais bem falado por muita gente da área há tempos....

É isso aí. Você escolhe a explicação. Ou os diretores das empresas estão preocupados com a diversidade no ambiente de trabalho ou estão, simplesmente, respondendo a incentivos que se alteraram. [Alguém tem alguma outra sugestão?]

Claro, uma explicação completa deveria incorporar as razões pelas quais a imigração para aquele país varia ao longo do tempo.

Palpites?