quinta-feira, março 20, 2003

A Economia Política do Controle da Imprensa

Um dos mais brilhantes economistas das novas gerações é Andrei Shleifer. Se você quer saber a influência do origem do sistema legal no desenvolvimento econômico, tem de ler Shleifer. Se você quer saber sobre que instituição gera mais crescimento econômico: a democrática ou a autoritária, também tem de passar por ele.

Sempre que houve alguma discussão importante nos últimos anos, lá esteve Shleifer.

Bem, Shleifer tem um artigo interessante, com alguns co-autores, chamado "Quem são os donos da mídia?". O artigo é legal porque um dos pilares para o desenvolvimento econômico de um país é a liberdade econômica e política. E, esta última, tem sempre uma associação forte com a liberdade de imprensa. Logo, é interessante se estudar este setor.

No Brasil, infelizmente, nada há sobre o assunto. Existe um complicador, em geral, na América Latina, que é a dependência dos jornais com relação ao governo. Esta relação é maior quanto maior o tamanho das chamadas "verbas publicitárias" ou "matérias oficiais pagas".

O último número do portal Primeira Leitura chama a atenção para o fato de que este novo governo estaria tentando, como sempre, controlar a imprensa, evitando que a mesma o critique.

Esta é uma pergunta que alunos de Economia ainda não tentaram responder. Mesmo Shleifer não parece tratar do tema e, creio eu, exatamente por causa da especificidade do problema. Posso estar enganado, mas acho que isso é por causa do problema que o autor teria em coletar este dado para uma ampla amostra de países como normalmente faz em seus estudos.

A hipótese a ser testada é algo que demanda um monótono, porém gratificante levantamento de dados por parte do aluno interessado. Basicamente, teriam de ser levantados indicadores de "viés governista" em jornais, diariamente. Isto pode ser feito usando a mesma metodologia do pessoal do Lying in Ponds.

Eu, adicionalmente, criaria uma variável para medir a presença de matérias pagas pelo governo já que, provavelmente, o aluno não terá acesso ao dado, claramente, no balanço da empresa jornalística.

Uma vez de posse de uma base de dados razoável, entra em ação a criatividade do aluno. A pergunta principal é simples: "quem controla a mídia?" Tem-se algumas hipóteses:

a) Olson-Shleifer : a mídia é controlada por grupos de interesses distintos, logo, devo observar grande variância no indicador de viés (chutando alto: este indicador seria um ruído branco);

b) Olavo de Carvalho/Observatório da Imprensa: ambos, em pólos opostos do espectro político, acusam a imprensa de ter um forte viés apenas para um lado.

A diferença é que (b) supõe um alto grau de influência ideológica, enquanto (a) supõe que o que importa são os interesses, sendo a ideologia algo meramente falso. Há algo a se elaborar teoricamente aqui...dá uma boa dose de leitura para o aluno interessado em como incorporar ideologia em modelos econômicos o que, aliás, não é fácil mas também não é impossível.

Será que alguém quer fazer uma monografia assim? Bem, o blog é público. Se você adotar esta idéia, lembre-se de me comunicar e citar o blog em seu trabalho. O pessoal deste blog - que é um bem público - agradece.