segunda-feira, março 17, 2003

Escolhas coletivas, preferências distintas e porque todos os eleitores que gostam da Sabrina votaram para que ela ficasse e, ao mesmo tempo, saísse do programa...

Existem dois meios de se alocar recursos na sociedade. Um deles é o mercado. O outro é o sistema político. Por sistema político, normalmente, entende-se o processo de decisão feito pelos políticos.

Geralmente, este é identificado no chamado "sistema de votação". Como qualquer aluno que já passou pelo livro de Varian, ou pelo problema de bens públicos sabe, a regra da maioria simples pode gerar resultados estranhos, mesmo em universos nos quais a decisão a ser tomada é limitada a três pessoas. Bem, mas eu não quero falar, pela milésima vez, deste assunto.

Vamos pensar em outros fatores que influenciam a votação. Vou exemplificar com um famoso programa de televisão, o Big Brother Brasil. O sistema de votação utilizado neste programa, se não me engano, é um sistema de maioria simples. Agora, quem são os eleitores?

De forma simplificada, são aqueles que gostam do fulano ou não gostam do fulano e, claro, o mesmo para o beltrano. Como estes votos se juntam e decidem o destino de ambos, a gente vê após a eterna enrolação do Pedro Bial.

Bem, lembrando da Sabrina, quase 100% dos homens que conheço achavam ela o máximo. Secretamente (longe das esposas/namoradas/amantes/etc), todos diziam o mesmo: quero ver a Sabrina nas páginas da, digamos, Playboy.

Mas nem todos queriam ver a Sabrina com a mesma pressa. Vale dizer, a taxa de impaciência dos indivíduos mostravam que, embora as preferências fossem as mesmas ("queremos ver Sabrina na Playboy"), alguns tinham mais pressa. Outros, claro, queriam continuar vendo a moça no chuveiro.

No final, Sabrina saiu. Possivelmente a massa de adolescentes dependentes de mesada votou pela continuidade (thanks, Enitz, pela "causo" que gerou esta idéia aqui) e o restante, pela permanência. Esta é a influência da renda.

A outra hipótese, claro, é a da impaciência. Eu diria até que, na prática, ambas se misturam, mas, enfim, o negócio é que ainda não vimos Sabrina na Playboy e eu parei de andar na sala quando tá passando BBB.

Agora, o mais engraçado é que, se minhas hipóteses são razoáveis, todos votaram pelo mesmo motivo...

Links:

Um exemplo sobre a taxa de impaciência (handout) em Teoria dos Jogos