segunda-feira, março 17, 2003

Give War a chance

O título deste post é uma homenagem ao livro do engraçadíssimo P.J. O'Rourke, autor também do Eat the Rich que deveria ser leitura obrigatória em cursos de Desenvolvimento Econômico com professores bem-humorados (não é o meu caso nas segundas, terças, quartas, quintas ou sextas-feiras..oops..).

Já que Saddam Hussein provavelmente não sairá voluntariamente de seu cargo de presidente, então vale a pena pensarmos um pouco na guerra que ocorrerá. Há algum tempo atrás, neste mesmo blog, coloquei o link para o texto do Nordhaus, sobre os custos da guerra. Bem, vou meio que repetí-lo abaixo juntamente com outros:

Leituras Recomendadas para entender a guerra do ponto-de-vista econômico

1. Stocks at a time of war and peace - Think the outbreak of war is a good time to invest? Think again - Fuja da idéia fácil de que alguns ganham com a guerra porque estão no país invasor. O problema é um pouco mais complicado.

2. How much will war cost? - The tab for invading, occupying and rebuilding Iraq could be hundreds of billions of dollars - Observe que protestar contra a guerra também é protestar, no caso do contribuinte dos EUA, contra o crescimento do governo. Afinal, pense como se fosse o Brasil: você votou para presidente para que ele te cobrisse com novos impostos só porque ele quer ajudar, digamos, Hugo Chávez contra sua oposição em, digamos novamente, uma guerra?

3. The Cold War Economy: Opportunity Costs, Ideology, and the Politics of Crisis - Em um artigo mais antigo, de 1997, Robert Higgs, o autor do interessante "Crisis and Leviathan" (link no próprio artigo) chama a atenção para os riscos do que chama de ratchet effect, i.e., o governo crescem em épocas de crise (e.g. guerra, catástrofes naturais, etc), mas não diminui depois.

4. Finalmente, em "Is 9/11 a Crisis to be followed by a Leviathan?", a tese de Higgs é analisada com os acontecimentos recentes.

É isso aí. Agora, outra discussão - da qual gosto mais - é a da Economia do Conflito e da Violência. Devo rever minha antiga homepage sobre o tema e colocá-la em novo provedor.

Até lá, cuide-se leitor(a).