Morning Musume
Ok, você que já ouviu um pouco de J-Pop (pop do Japão) já deve ter visto aquele imenso grupo de adolescentes chamado Morning Musume.
Eu, que sou mais antigo, só vim a conhecê-lo recentemente, com o advento do vídeo na Internet. E, claro, eu não vou discutir o gosto musical. Morning Musume é um grupo de música pop e, se você não gosta de pop, melhor procurar outra música para ouvir.
Mas o que eu descobri, pesquisando sobre as adolescentes (qual é, também sou humano...;-) ) é que o empresário do grupo deve ser o cara com o maior "faro" mercadológico que existe.
Senão vejamos.
1. O grupo começou com adolescentes (já ganhou o mercado de marmanjos, ainda mais num país onde as revistas, digamos, eróticas, são cheias de adolescentes com uniformes de marinheiras).
2.Além disso, procura-se manter a idade das meninas nesta faixa etária, através da renovação de membros do grupo. São realizadas audições por todo o país para recrutar novos membros.
3. Para conquistar novos ouvintes, Morning Musume apresenta uma sub-estrutura de dezenas de sub-grupos, inclusive com meninas estrangeiras (por exemplo, a composição hawaiana de Coconuts Musume e, claro, veja se descubra quem não parece japonesa aqui). Claro que a divisão em diversos sub-grupos satisfaz às diferentes preferências dos consumidores.
4. Não apenas existem vários sub-grupos, como as músicas têm alguma diversificação. Um exemplo são as músicas infantis do sub-grupo Minimoni (atualmente fizeram a nova trilha do desenho Hamtarou, que passa no Brasil pelo Cartoon Network). Ah...claro...recentemente o grupo principal ficou tão grande que foi dividido em dois!
5. Produtos não faltam: videogames, programas de TV, revistas, etc.
Ok, agora vamos à bronca. Se você quer ouvir uma melodia bem-feita, tem de ir atrás do Queen ou de música clássica ou, enfim, de algum grupo que você considera mais sofisticado na composição musical (seja ela melódica ou nas letras, etc). Mas se você quer um bom exemplo de como métodos empresariais podem ser aplicados ao mercado musical, bem, eu acho que Morning Musume é um excelente exemplo. Não digo que as músicas são necessariamente boas, mas não acho que sejam ruins também.
Com tamanha variedade, músicas ruins e boas aparecem.
Mas não deixa de ser curioso como o empresário deste grupo percebeu como fazer dinheiro de uma forma inteligente. De minha parte, gosto de ouvir Love (ing?) Machine, um sucesso do final dos anos 90. E, claro, que homem não gosta de ver meninas bonitas? :-)
Ok, você que já ouviu um pouco de J-Pop (pop do Japão) já deve ter visto aquele imenso grupo de adolescentes chamado Morning Musume.
Eu, que sou mais antigo, só vim a conhecê-lo recentemente, com o advento do vídeo na Internet. E, claro, eu não vou discutir o gosto musical. Morning Musume é um grupo de música pop e, se você não gosta de pop, melhor procurar outra música para ouvir.
Mas o que eu descobri, pesquisando sobre as adolescentes (qual é, também sou humano...;-) ) é que o empresário do grupo deve ser o cara com o maior "faro" mercadológico que existe.
Senão vejamos.
1. O grupo começou com adolescentes (já ganhou o mercado de marmanjos, ainda mais num país onde as revistas, digamos, eróticas, são cheias de adolescentes com uniformes de marinheiras).
2.Além disso, procura-se manter a idade das meninas nesta faixa etária, através da renovação de membros do grupo. São realizadas audições por todo o país para recrutar novos membros.
3. Para conquistar novos ouvintes, Morning Musume apresenta uma sub-estrutura de dezenas de sub-grupos, inclusive com meninas estrangeiras (por exemplo, a composição hawaiana de Coconuts Musume e, claro, veja se descubra quem não parece japonesa aqui). Claro que a divisão em diversos sub-grupos satisfaz às diferentes preferências dos consumidores.
4. Não apenas existem vários sub-grupos, como as músicas têm alguma diversificação. Um exemplo são as músicas infantis do sub-grupo Minimoni (atualmente fizeram a nova trilha do desenho Hamtarou, que passa no Brasil pelo Cartoon Network). Ah...claro...recentemente o grupo principal ficou tão grande que foi dividido em dois!
5. Produtos não faltam: videogames, programas de TV, revistas, etc.
Ok, agora vamos à bronca. Se você quer ouvir uma melodia bem-feita, tem de ir atrás do Queen ou de música clássica ou, enfim, de algum grupo que você considera mais sofisticado na composição musical (seja ela melódica ou nas letras, etc). Mas se você quer um bom exemplo de como métodos empresariais podem ser aplicados ao mercado musical, bem, eu acho que Morning Musume é um excelente exemplo. Não digo que as músicas são necessariamente boas, mas não acho que sejam ruins também.
Com tamanha variedade, músicas ruins e boas aparecem.
Mas não deixa de ser curioso como o empresário deste grupo percebeu como fazer dinheiro de uma forma inteligente. De minha parte, gosto de ouvir Love (ing?) Machine, um sucesso do final dos anos 90. E, claro, que homem não gosta de ver meninas bonitas? :-)
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