terça-feira, março 11, 2003

O ovo da serpente

Quem nunca ouviu falar de Jacob Viner? Da graduação aprendi que o sujeito ficou famoso por ter desenhado errado as curvas de custo médio de curto prazo em sua relação com a de longo prazo.

Claro, falar mal é fácil. Mas Viner é mais famoso por seu monumental Studies in the Theory of International Trade. Eu tive de ler alguns pedaços para minha tese e devo dizer que o resumo que ele faz da doutrina mercantilista é algo de fazer inveja a muito historiador do pensamento econômico. Acho que só Schumpeter conhecia mais economistas antigos que ele.

De qualquer forma, aí vai. Adivinhem quem foi um de seus professores: Stephen Leacock. Este cara é uma salada estranha de influências teóricas e tinha um incrível bom humor (escreveu "Hellements of Hickonomics", um livro de poemas estranho que consegui comprar na alibris, na época do bom câmbio brasileiro...)

Enfim, o legal é que se você ler a história de Viner e a de Leacock poderá notar que ambos são quase que o oposto em termos ideológicos.

É isso aí. Eu também passei por muito professor de diferentes idéias. Alguns tentaram me doutrinar e, claro, não são os que me deixaram alguma lembrança boa mesmo que na época eu achasse as idéias deles interessante.

Coisas das ciências humanas...