quarta-feira, abril 02, 2003

Biblioteca

Ok, o HACER é um think tank a favor da liberdade econômica. Mas, como diria Adam Smith, mesmo que você não concorde com as boas intenções do pessoal de lá, você pode desfrutar de alguns subprodutos deles.

Falo, claro, da biblioteca virtual deles. Se você não lê em inglês, bem, no longo prazo, como dizia Keynes, você vai estar morto (ou bem debilitado no mercado de trabalho). Mas isso não quer dizer que você não possa aprender algo bom em Economia lendo textos em castelhano.

Algumas sugestões do que está na página deles:

1. James Buchanan, Gary Becker e Douglass North - todos ganharam o Nobel de Economia e todos são leitura preferida do professor mais bacana que meus alunos conhecem (eu, né?).

2. Hernando DeSoto - o autor de "O Mistério do Capital" que, dentre outros, mostra como a teoria econômica ganha quando considera em seu arcabouço teórico as instituições (definição? Um dia destes eu coloco aqui, se o Leo ou os outros webmasters não fizerem isso antes...). DeSoto é um cara preocupado com a pobreza e muito sério. O seu O outro Sendero é um livro que eu não li, mas que o Leo Monastério (o único vivo aqui, além de mim...guys, where are you?) sempre cita.