domingo, abril 13, 2003

Federalismo e Eficiência Econômica (e Política)

Sábado eu levei meu óculos para um breve conserto. No intervalo, fiquei passeando dentro de uma livraria. Bem, lá eu achei um livro muito bom, de Arend Lipjhart, um cientista político. Embora o tradutor cometa um pecado em traduzir scattergram como gráfico ao invés de diagrama de dispersão (sim, tem uma baita diferença), o livro é bacana porque mostra alguns resultados econométricos favoráveis à forma federalista de governo em conjugação com um dos conceitos de democracia do autor (detalhes, detalhes, etc).

Bem, eu sei que para muita gente isto pode ser novidade, mas é fato que as evidências econométricas, embora não sejam decisivas, sempre apontam para um bom desempenho econômico para países que se utilizam de uma estrutura de poder descentralizada. Ok, outro dia a gente fala mais sobre isso.

O link a seguir é bacana, porque mostra a proposta de um emigrado iraquiano propondo justamente um modelo federalista para o Iraque. Dada a diversidade étnica, inclusive, eu diria que este tipo de modelo pode ser interessante para o tão desejado florescimento de mercados e de democracia no país que sobreviveu a um dos piores ditadores do século.

A Model for Post-Saddam Iraq - by Kanan Makiya