quinta-feira, abril 10, 2003

Pensando em letra alta

Outro dia uma aluna minha me disse algo que já ouvi antes de outros alunos: o livro X tem muitos exemplos, mas todos para a economia americana.

Ela está certa. Agora, há um ponto importante. A teoria econômica, neste século, desenvolveu-se quase que predominantemente nos EUA e, cá para nós, após ler o post abaixo, eu penso em voz alta: onde é que acontecem as coisas mais interessantes no mundo da economia real? Certamente não é no Brasil.

P.S. Respeitoso: deixa de ser bairrista, leitor. Em Ciência Econômica há pouca gente dialogando com o resto do mundo. O que eu conheço de professor que diz que Milton Friedman está errado e não tem a coragem de lhe mandar um e-mail explicando seu erro....se eu juntasse todos estes (pseudo-)professores, daria para encher o Maracanã!

P.S. Respeitoso II : Também não gosto do pseudo-argumento cultural-xenófobo que diz: Fulano não pode ver alguém falando em inglês que já fica babando. A língua inglesa não faz ciência econômica. Só a transmite. Este mesmo tipo de gente acha ruim quando alguém não lê Machado de Assis na Bulgária. Vale dizer: é tão xenófobo quanto...