quinta-feira, maio 22, 2003

Mentes Brilhantes...Robert Tollison

Quando comecei a me interessar por Public Choice, este termo só existia em português nos - então inéditos - trabalhos do prof. Jorge Vianna Monteiro. Eram livros solitários ignorados por gente do mainstream ("isto é política, não é economia") e do estranho mundo heterodoxo brasileiro ("isso não é ciência social, é matemática e economia aplicada a um problema muito mais complexo, dialético, blá, blá, blá).

Naquele tempo conheci James M. Buchanan (ei, eu o cumprimentei! Wow!!! Amazing!!!) e li muitos artigos de um cara que considero o mais profícuo na área: Robert D. Tollison. Quando fundarmos a Public Choice Society do Brasil (este era um sonho meu e do Giacomo, cheguei a trocar 5 ou 6 palavras com dr. Tollison a respeito), ele será meu convidado!

Mas, esquecendo meu turismo de uma semana pela George Mason University em 1999, acho que o leitor (e a leitora) gostaria de saber mais sobre Tollison e seus trabalhos. Aí vou eu:

1. A página dele
2. Um paper interessante dele (bom para inspirar monografias...) aqui
3. E outro paper bacana aqui.

Ah...e ninguém fica inteligente com preguiça de ler ou mesquinharia de gastar tinta de impressão ou, claro, se se entrega ao medo irracional de ler em inglês. Deixa de preguiça, mané! Comece logo a trabalhar para comprar sua quota para o clube dos economistas inteligentes!