segunda-feira, maio 26, 2003

O espaço...a fronteira final...

O Leo Monastério tem este dom de me enviar links de temas que adoro ou que odeio. Quem me conhece, sabe. Doação de órgãos para transplante, economia do conflito, e direitos de propriedade no espaço são alguns dos temas que adoro discutir (ultimamente, comigo mesmo...).

Também gosto de outras coisas cujo grau de compartilhamento com outros seres humanos, numa escala de zero a um, é próxima de -3.56, com desvio-padrão de 0.05 (cálculos na sola do sapato de um colega meu do IBMEC ou em algum lugar deste quarto bagunçado!).

Anyway, aí vai um link bacana que o Leo me enviou sobre a exploração privada do espaço. Aliás, há um texto - agora publicado no excepcional Journal of Political Economy sobre explorações privadas e públicas na exploração do Pólo Norte. Sei que existe um link para uma versão ainda em formato working paper no The Independent Instute. Mas estou com preguiça de procurar agora.


BBC NEWS | Science/Nature | Private spacecraft tested
Scaled Composites, one of the competitors for the X-prize, has carried out a test flight of its SpaceShipOne vehicle mated underneath its White Knight airplane.