quarta-feira, maio 14, 2003

Oil-for-food

Nesta pequena reportagem tem-se um problema que eu já esperava: ineficiência da ONU. A história, resumida, é a seguinte: existia um programa, chamado oil for food que permitia que o Iraque, antes da guerra (e depois da primeira, em 1990), conseguisse um mínimo de recursos via venda de petróleo monitorada pela burocracia da ONU.

O que advogados parecem estar descobrindo é que Saddam andou burlando o programa. Não é só isso, entretanto. Pelo visto, a própria burocracia da ONU andou investigando isso, mas suas auditorias nunca foram divulgadas.

No mínimo, uma história interessante para se pensar em como políticas públicas podem ser burladas e, pior, ineficientemente investigadas.

Nada que brasileiro não conheça mas...

Lawmakers see abuses in Iraqi oil-for-food programs

p.s. Sim, eu não tive qualquer retorno dos leitores sobre como os EUA poderiam seguir sugestões de DeSoto e outras para criar instituições democráticas para o povo iraquiano (fiz dois posts sobre isso). Mas, insisto no tema: economistas deveriam se preocupar com a construção de instituições, principalmente em situações como esta, independentemente do juízo de valor que se tenha sobre a guerra. Repito: quem está por trás das políticas estudadas são os consumidores iraquianos. Os consumidores, os empreendedores, enfim, esta gente pequena que faz a prosperidade de um país...