quinta-feira, maio 01, 2003

Pergunta para você

Yahoo! News - Powell says Alaska-style oil revenue sharing could work in Iraq

Eis aí um bom ponto para se debater. Como funciona este esquema do Alaska? Bem, segundo a própria notícia:

In oil-rich Alaska, a portion of the revenue from the sale of oil is placed into a so-called "permanent fund" -- an account from which money is then distributed equally among the state's residents.

In 2002, the permanent fund dividend for Alaskans was just over 1,500 dollars, according to the state government's website.


Veja bem, leitor. Muitas vezes ouvimos dizer que uma redistribuição de renda é bom para o país mas, ao mesmo tempo, ouvimos que a concentração do capital nas mãos de poucos é prejudicial para a sociedade (embora quase nunca o defensor deste ponto diga o porquê).

É mais do que correto que a produção de petróleo não pode, realmente ser feita de outra forma que não por poucas e grandes empresas. Creio que com a tecnologia atual, você tem de ter escala para produzir petróleo. Logo, sinto muito, mas o capital tem de ser concentrado mesmo.

Agora, a divisão dos lucros entre as pessoas de um Estado parece uma idéiainteressante se você quer melhorar a distribuição de renda por algum tempo. Contudo, há alguns problemas:

1. Este esquema poderia ser adotado apenas no caso em que a produção de petróleo é estatal. Creio que é o caso do Iraque.

2. Por que não privatizar as empresas ao invés de se adotar este esquema? Ou, alternativamente,

3. Por que não privatizar e deixar que cada empresa decida como redistribuir os recursos? Pode-se pensar em algum tipo de obrigatoriedade genérica, mas com as particularidades decididas pelos acionistas das empresas. Ops, claro...

4. Você poderia adotar um imposto de renda negativo e incentivar as pessoas a comprar ações das empresas petrolíferas. Talvez esta fosse a solução menos intrusiva na liberdade das pessoas e a mais interessante para o Iraque.

O que você acha?