sábado, maio 31, 2003

Prêmio!

Enquanto no Brasil alguns dinossauros ressuscitam a discussão matemática versus economia, o IBMEC, com seus qualificados membros de seu conselho acadêmico vão tocando sua vida com sucesso.

É certo que Levitt não leciona aqui, mas seria bom ouvir sua opinião sobre qualquer coisa (relacionada com Economia).

Membro do conselho Acadêmico do Ibmec é condecorado com a Clark Medal, da Associação Americana de Economia

Steven Levitt conquista uma das mais importantes condecorações da academia dos EUA. Economista calcula que a criminalidade rouba do Brasil 10% do PIB ao ano

O economista, professor e pesquisador da Universidade de Chicago (EUA), Steven Levitt, é o ganhador da John Bates Clark Medal 2003. Trata-se de uma das mais prestigiadas condecorações da Associação Americana de Economia. A medalha é concedida, a cada dois anos, a pesquisadores na faixa etária dos 30 anos. Além da Universidade de Chicago, Steven está ligado ao Conselho Acadêmico do Ibmec Educacional, do qual é membro efetivo.

Levitt ganhou notoriedade no meio acadêmico por tratar de forma provocativa e com rigor científico temas polêmicos. Um exemplo é o paper produzido por ele sobre as implicações sociais e econômicas advindas da legalização do aborto nos EUA dos anos 70. Levitt sustenta que, como resultado, a taxa de criminalidade no país foi reduzidaa nas décadas posteriores, já que a legalização diminuiu o nascimento de crianças não desejadas - público que tem maiores chances de tornar-se adulto propenso ao crime. As conclusões do estudo provocaram a ira tanto de liberais, quanto dos conservadores americanos. Os economistas, contudo, não puderam ignorar a contribuição do estudo de Levitt para a ciência e elaboração de políticas públicas.

O vencedor da Clarck Medal é um especialista no chamado custo econômico do crime. Em seu estudo "Crime: Causas, Custos e Soluções Possíveis", Levitt utiliza dados sobre violência no Rio e em São Paulo. Ele calcula que a criminalidade rouba do Brasil o equivalente a 10% do PIB, por ano. Para os EUA, a estimativa dele é que a perda de bem-estar ligada ao alto índice de criminalidade impõe custo anual de 4% do PIB norte-americano.

A Clarck Medal é tida como precurssora do prêmio Nobel em Economia. Gary Becker, Milton Friedman e Michael Spencer estão na seleta lista dos nobéis de economia, que também colecionam a John Bates Clark Medal.