domingo, junho 15, 2003

Ainda a educação

Neste texto, Porto Jr. e Bagolin falam de educação e crescimento econômico, numa visão bem tradicional.

Não há muito o que criticar no trabalho - que, aliás, no meio do caminho, prova, pela e-nésima vez, que educação é importante. O que interessa, para os autores, é a questão regional. Ok.

Agora, o que eu queria ver?

Veja só, leitor. Eu acho que existem dois tipos de educação: formal e informal. Acho mesmo que ambas poderiam ser formuladas via uma Cobb-Douglas. A análise dos autores limita-se - e eles seguem a literatura nisto - à educação formal.

Claro, o que eu acho, cada vez mais, que importa, é a educação informal (vide post abaixo). Assim, acho que os autores cometem um erro de especificação econométrica que, reconheço, é difícil de evitar (se eu estiver correto).

Mas fica um ponto que provavelmente o Leo saberá responder melhor: que proxies boas eles poderiam usar para incluir a educação informal (a de berço, da mãe, do "bom dia, professor", "posso entrar na sala, senhora", etc) no seu artigo?

Apenas, novamente, pensando alto....e às vezes acho que as pessoas nunca entenderam bem o significado das palavras: educação, moral e cívica...