quarta-feira, junho 11, 2003

Terror (I)

Finais de semestre sempre me inspiram. Não, não estou falando do terror do aluno de Administração Estratégica do professor Jamil, meu colega de faculdade, que não se lembrou de buscar seu xerox do caderno de uma inteligente aluna de Administração que estava sobre o cano que fica embaixo da pia do banheiro do sexto andar de nossa faculdade. Não, coitado, este deve ter ficado aterrorizado com a idéia de que algum safado tenha usado seu texto como cola na prova do Jamil que, aliás, foi hoje também.

Não é um absurdo o que colegas fazem com outros? Pensando nisso, eu, que tinha ido ao banheiro cedo, recalibrar minha atividade renal (uau! Fazer xixi em economês!), guardei comigo o xerox e, como o mesmo não tinha nome, entreguei-o ao professor Jamil.

É bom fazer boas ações....

Entretanto, quero falar do terror mesmo, aquele do Bin Laden e companhia. Como sabemos, estudos anteriores de gente como Todd Sandler (um "must" para quem curte Defense Economics) e Walter Enders (um bom econometrista) mostraram a existência de ciclos nas atividades de terroristas.

Ora, terroristas são seres humanos e, até um bocado, racionais. E João Ricardo Faria é um baita economista. Bem, junte o tema com o economista e você tem um modelo teórico que, partindo de microfundamentos para a tomada de decisões, gera ciclos na atividade terrorista.

Não sei quanto a vocês, mas para mim, isto é uma bela contribuição científica. O paper? Tá aqui. (use o Acrobat para ler...).

E, claro, não cole que é baixaria...