sábado, julho 05, 2003

Ainda a (des)educação

Interessantes artigos sobre o tema que gerou um bom número de comentários aqui.

Trechos (de alguns dos textos no link acima):

"A maioria dos alunos brasileiros não compreende o que lê. Esta é a conclusão do estudo realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A prova mediu a capacidade de leitura de estudantes de 15 anos em 32 países, envolvendo ao todo 265 mil estudantes de escolas públicas e privadas. Nossos alunos de escola pública foram capazes de identificar letras, palavras e frases, mas não de compreender o sentido do que lêem. Em último lugar no teste, nossas escolas parecem estar formando analfabetos funcionais. Como reverter este quadro? A solução, apontada pelo ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, é a mesma que encontro em meu trabalho de professor de português na rede pública da periferia de São Paulo: a escola brasileira precisa ensinar o aluno a ler." [http://www.braudel.org.br/paper31b.htm]

"Muitas vezes a escola proporcionou o "dia diferente", quando há atividades e oficinas. A maioria dos alunos não comparece. Mas hoje a escola está cheia de pessoas, de idades diferentes e de bairros diferentes também, tudo por causa do som e dos jogos.

Avisei para meus amigos que iria embora às 22h. Terminei de bater as fotos com meus amigos e professores e fui pra casa. Ao longe ouvi alguns tiros. Logo que cheguei, subi direto para o quarto da minha mãe, onde a janela tem uma vista impecável do Capão Redondo. Dela posso ver a mata, a luz das casas mal construídas e até a torre do Cemitério São Luís.

Com um copo de refrigerante na mão, abri a janela e fiquei pensando. Essa festa encerrou o ano letivo. Nem o rapaz que iria promover a formatura apareceu. Nenhum dos meus colegas prestou vestibular. Agora estou sozinha, tenho que estudar. Antes tinha medo de tentar entrar para uma universidade boa e acabei não me inscrevendo para os vestibulares das universidades públicas. Mas agora estou decidida, vou procurar entrar na faculdade. Dou mais uma olhada para fora. Vou sentir falta dos meus professores e de alguns amigos. Eu provavelmente não verei muitos deles de novo. Hora de fechar a janela. E este diário." [http://www.braudel.org.br/paper31a.htm]

Comentários?