terça-feira, julho 01, 2003

A culpa, realmente, é das "tias"

O material humano que chega na faculdade é bom? Nem sempre. Ok, professores, como quaisquer outros seres humanos, reclamam de tudo. Mas os dados parecem nos dar razão desta vez. Os colegas do primeiro e do segundo grau têm, creio, um bom dever de casa...

Brasil fica no fim da fila em alfabetização
Estudo da Unesco mostra que 50% dos alunos têm problemas de compreensão da leitura


Trecho:

O Brasil tem uma economia 175 vezes maior que a da Macedônia e 160 do que a da Albânia. Mas, quando o assunto é educação, o País possui uma surpreendente semelhança com os dois. Cerca de 50% dos alunos brasileiros, macedônios e albaneses na faixa dos 15 anos estão abaixo ou no chamado nível 1 de alfabetização, uma marca estabelecida pela Unesco que classifica os estudantes que conseguem apenas lidar com tarefas muito básicas de leitura.

Numa escala sobre níveis de compreensão de leitura englobando 41 países, o Brasil está quase no fim da fila: 37.ª posição – à frente (e não muito) somente da Macedônia, da Albânia, da Indonésia e do Peru.

Os dados fazem parte de uma pesquisa sobre alfabetização que a Unesco e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgam hoje na Inglaterra sob o título de Literacy Skills for the World of Tomorrow (Alfabetização para o Mundo de Amanhã).

É a primeira vez que o Brasil – ao lado de 14 países emergentes – é incluído na comparação internacional. O estudo é baseado nas informações colhidas pelo Programa Internacional de Avaliação do Estudante (Pisa), realizado em 2000, que entrevistou entre 4.500 a 10 mil alunos em cada país.


O aluno - que leu e entendeu até aqui - deve pensar bem no que está acontecendo. Ou seja, antes de reclamar da sua questão na prova, pense um pouco para ver se não escreveu coisas total ou parcialmente sem sentido. Os números mostram que há uma boa chance de que o erro seja seu (do aluno). Infelizmente.