quinta-feira, julho 03, 2003

De quem é a culpa? Dos políticos? Quais?

Jorge Vianna Monteiro, um insistente professor do IBMEC-RJ e da PUC-RJ, há anos fala da importância de se entender o problema da Economia Política do processo de tomada de decisões no Brasil.

Bem, ele não está mais tão sozinho. Nós, seus leitores, temos tido relativo sucesso em trazer à discussão o tópico, não apenas através da inclusão de uma variável a mais numa regressão, mas sim na renovação da agenda de pesquisa sobre este tema.

Claro, devo agradecer aos governos federal, estaduais e municipais que, ao longo das últimas décadas, mostraram a relevância de não se pensar a modelagem teórica apenas através da lente (ou da venda) do planejador benevolente.

Ok, então entramos nesta área mais delicada do estudo: saber como fazer a crítica, de forma científica, do processo político.

Neste pequeno texto (em pdf), um assessor da Câmara dos Deputados (Câmara Federal) nos dá um breve resumo da efetividade do Legislativo brasileiro. Compare-a com as cartas quinzenais do prof. Jorge Vianna (se você não a recebe, eu dou a dica. Deixe um comentário com seu e-mail aí embaixo) e veja o que acha.

Estudo Comparativo sobre Produção Legislativa e Remuneração Parlamentar em Países Selecionados da Europa, América do Norte e América Latina