quinta-feira, julho 03, 2003

Foguetes, políticas industriais, etc

O (A) leitor(a) mais novo(a) não se lembra, provavelmente, desta discussão. Mas na década dos 80, muita gente séria dizia que o segredo para o desenvolvimento tecnológico (e, paradoxalmente, da criatividade) de uma sociedade deveria se dar com a ajuda financeira (p.1: ignora incentivos oriundos de moral hazard), por parte do governo (p.2: ignora problemas de assimetria de informação e incentivos para seu uso eficiente), de setores escolhidos (p.3: assume que os burocratas não possuem interesse próprio).

Pouca gente, hoje em dia, defenderia os pontos acima sem, no mínimo, fazer as qualificações dos problemas (p.1, p.2 e p.3) que apontei acima.

De qualquer forma, a evolução simples do tempo mostrou, com a corrupção de políticos sul-coreanos e japoneses e toda a crise asiática, que este modelo não era o que alguns otimistas (e muita gente xenófoba, anti-americana principalmente) achava. Para bem ou para mal, frise-se bem.

A notícia abaixo pode não ser um exemplo deste tipo de discussão, mas é o tipo de exemplo que, normalmente, algumas pessoas ignorariam naquela época.

CBS News | Japanese Space Shuttle Crashes | July 2, 2003 15:27:19

E, obviamente, sou insuspeito para falar mal de japoneses...:-)