quinta-feira, outubro 23, 2003

Desarmamento

Vou ser breve: quantos estudos você conhece quantificando o quanto a sociedade ganha com o estatuto de desarmamento (por exemplo, em vidas humanas)? Para os EUA há centenas. Para o Brasil, quantos?

E você aprova uma lei sob este véu da escuridão?

Antes de mais nada, estou ignorando minha própria posição anti-desarmamento da sociedade civil. Normativamente, acho que todos temos o direito às armas legais, sob a regulamentação legal e tudo o mais. Mas confesso que nunca tive um estudo sério em mãos, com dados do Brasil, mostrando-me que eu estava certo.

Entretanto, também nunca vi nada em favor do argumento contrário.

Se aprovado o estatuto está provado, para mim, que você pode fechar todas as universidades do Brasil. Parece-me que a tradição brasileira de "vamos guiar este povo burro" (paternalismo) é mais forte que a ciência.

Não estranha tantos alunos serem preguiçosos com monografia (embora a falta de atitude seja culpa de cada um, apenas. Não adianta culpar mamãe, papai e o professor).

Se há algum estudo, alguém me diga. Mas é estudo sério. Não quero panfletagem....

No mais, até que o dia tá legal.