sexta-feira, outubro 31, 2003

Esta é interessante

O excelente analista político Villas-Bôas Corrêa chama a atenção para uma suposta inovação que coibirá a corrupção de políticos: o uso do e-mail da Câmara, conforme se lê no trecho abaixo, permeado de uma não menos excelente ironia:

Certamente que não se ajusta aos escrúpulos petistas e do presidente da Câmara a suspeita desprimorosa, no recorte de farsa, de que o atalho no endereço eletrônico da Câmara terá sua utilidade limitada à prestação de conta das viagens internacionais.

Pois se a luminosa idéia brotou do canteiro das denúncias e cobranças de irregularidades escandalosas na manipulação dos dinheiros públicos, salta aos bugalhos a evidência que o novo atalho, que promete um recorde de consultas, doravante registrará as minuciosas contas de cada um dos 513 deputados, com o exato repasse do que recebem em dinheiro vivo e no festival das verbas da encorpada lista das vantagens, mordomias, como, para citar alguns exemplos, a verba para a contratação de assessores para os gabinetes individuais, a verba indenizatória de R$ 12 mil para o reembolso, mediante recibo, das despesas do fim de semana, as quatro passagens semanais para o repouso na base eleitoral, os gastos com telefone, correios, xerox, as despesas com a moradia, em hotéis ou apartamentos funcionais, nos três dias úteis da semana.

Deixo de incluir, por não ter como confirmar, o tíquete-refeição.


Sabemos que o Brasil não anda bem nos indicadores de corrupção (www.transparencia.org.br) e sabemos que há várias formas de se combater este mal. Entretanto, é difícil acreditar que o e-mail resolva isto. Políticos, algumas vezes, parecem agir de forma um tanto quanto irracional. Afinal, quem acredita que o e-mail da Câmara será usado para explicitar gastos da viagem?

Teoricamente falando, eu aceito que pessoas sofram de ignorância racional. Mas acho estranho que políticos pensem que todos sejam racionalmente ignorantes sobre todo o conjunto de itens de política existentes.

Por que?

Porque eu acho que, ok, é difícil se informar sobre todos os itens de política que um político realmente defende (o problema é descobrir o que ele realmente pensa sobre cada item, não o que ele diz). Mas há certos itens que são mais previsíveis (e para isso existem Dudas Mendonças) na discussão do público. Corrupção é uma delas.

Como destacou Wittman (O Mito do Fracasso da Democracia, Bertrand Editores), se há gente enrolando no governo, há incentivos para a geração de denúncias na oposição. Dizer que basta mandar um e-mail parece indicar que a disposição para o seu combate ainda é muito pequena relativamente ao discurso (e tem gente que não acredita que políticos gostem de rent-seeking só porque são do partido X ou Y...).

Vamos ver se a imprensa fará o que diz fazer - conforme Villas-Bôas. Normativamente falando, espero que o faça.