domingo, outubro 26, 2003

Palhaçada...

Li, outro dia, no Valor Econômico, uma breve reportagem sobre o encontro da ANPOCS (a nossa irmã das Ciências Sociais). Fiquei muito triste. Ou o repórter não entendeu bem o que se passou, ou a ANPOCS teve um encontro de nível ruim. O que o Valor Econômico conseguiu divulgar da produção científica do pessoal da Ciências Sociais? Bem, não muito. A matéria se dedicava a descrever um debate sobre o governo Lula no qual estavam presentes gente como Luis Werneck Vianna, Bresser Pereira e um outro figurão do governo Lula (nunca sei se é Otávio Ianni ou Otávio Dulci).

Quem leu a matéria tem a nítida impressão de que debate científico na área de humanas é uma luta de boxe, com desrespeito mútuo. Talvez este até tenha sido, pelo tema polêmico. Mas o jornalista deveria descrever isto com certa tristeza, certo? Afinal, é lá que se gastam alguns dos nossos impostos.

Bem, ele não fez isso.

Descreveu a situação como alguém descreveria um jogo de futebol.

Eu já achava o Valor Econômico ruinzinho, exceto por alguns de seus colunistas fixos. É uma opinião pessoal, mas depois desta percebi que precisamos ensinar para os alunos a duvidarem ferozmente de jornalistas. Afinal, já é difícil fazê-los perceber que debates científicos, quando viram bate-boca como no caso citado, são um sintoma de degeneração da ciência, não algo para se lembrar com orgulho. E se um jornalista não percebeu que o encontro da ANPOCS era mais rico do que o que viu, bem, vou defender meus inimigos sociólogos (eles nunca gostam de economistas...), mas faltou percepção ao jornalista...