terça-feira, novembro 04, 2003

Alchian e Allen vão ao shopping comprar umas roupas chiques...

Aplicando o teorema de Alchian & Allen (originalmente exemplificado com maçãs...aqui descrito para o problema da moda):

The theorem states that as a fixed cost is added to the price of two products, the more expensive product becomes cheaper relative to the less expensive product. Well-dressed people tend to have higher incomes, and place a higher value on their time. Thus, adding the "fixed" high cost of time to the price of dinner, a more expensive high-quality meal becomes cheaper relative to a less expensive, low-quality meal. Observers who see only the evidence of a high cost of time (nice clothes) can draw conclusions about the quality of the food. Quer entender mais? Clique aí em cima e leia tudo. Depois volte aqui e leia o que se segue.

Gostou? E aí? Você acha que Microeconomia é só resolver o problema do consumidor com três bens, incerteza e uma função CES?

Nãoooooooooooooo! O que está aí em cima é microeconomia. Aliás, a página deste cara (de onde veio a citação acima) é bacana...

A pergunta que o aluno que conhece o setor de roupas - e, portanto, entende algo de moda - acima pode tentar responder é simples, né? O Teorema funciona? Hum...será que Becker ajuda nisto? Ou será que Bob McCormick pode me ajudar? Talvez este artigo em pdf seja útil...

Obrigado, Divino e Onipotente professor Shikida, por esta genial ajuda com minha monografia!

De nada. Agora vai trabalhar, vagabundo!