segunda-feira, novembro 10, 2003

Bibliotecas

Livros são bons ou ruins e bibliotecas são boas. Bibliotecários(as) podem ser mais ou menos chatos, mas não impedem o serviço dos livros.

Pois bem. Conversando com o Sérgio Birchal (um atleticano como podem ver pelo sobrenome, he he he) na sexta-feira, ele me contava que ganhou uma carteira da biblioteca da LSE (London School) vitalícia.

A conversa surgiu no seguinte contexto: ele reclamava da burocracia da biblioteca, dizendo que "ex-alunos poderiam pegar livros via empréstimo". Retrucado pelo argumento razoável da bibliotecária de que: "o cara pode pegar o livro e fugir", ele disse: "eu saí de Londres e vim para Belo Horizonte. Você acha que eles sabem onde fica Belo Horizonte?"

O leitor pode concordar com ele no que diz respeito ao marketing. É realmente uma boa idéia - e as diversas "Associações de ex-alunos" provam isso - o vínculo que se cria entre aluno e escola, mostrando ao primeiro que ele não é só um pouco de grana a mais (embora, claro, seja isso mesmo).

Capital social? Custos? Realmente não sei se concordo com Sérgio, mas há um ponto interessante: como se poderia criar uma política de empréstimos que minimizasse a probabilidade de roubo ao mesmo tempo em que se cria um vínculo interessante para a empresa?

Ah, e existe aquela história maluca do Leo, de que em Cambridge a organização de livros na estante não segue o que nossos burocratas e bibliotecários gostariam que seguisse. Mas isto ele pode contar em outro post....

E aí? Como é na sua faculdade?