sábado, novembro 15, 2003

O lado negro das listinhas para presentes de casamento, chás de panela, etc

Sabe estas listas de gente para comprar um presente de casamento para fulano ou sei lá o que mais?

Eu acho que estas listas não são iguais sempre. Digo, uma lista de amigos meus é diferente de uma lista de colegas de trabalho. A impressão que eu tenho é que, no ambiente de trabalho, há sempre muito conflito e estas listas servem para constranger as pessoas. Há um certo deleite da funcionária X de pressionar o chefe Y para que este libere dinheiro.

No caso de listas de amigos, este problema não aparece.

Além disso, há o lado "não-tão-negro" de listas como estas, de escritório: elas criam uma tênue (e falsa) sensação de que são todos parte de uma família (até o próximo corte de verbas ou evento similar).

Estou exagerando? Acho que não. E você?