terça-feira, novembro 11, 2003

É proibido beijar: Coase x Pigou

Beijar é bom. Bem, pelo menos é o que pensam heterossexuais, homossexuais, bissexuais, trissexuais, tetrassexuais, etc.

Mas não é o que pensam alguns russos, principalmente se você está no metrô.

A solução moscovita (e chata) é simples: quem quiser beijar....será multado. É a típica solução pigouviana que peca por achar que apenas uma das partes (os senhores namorados) é que geram externalidades negativas.

A solução de Coase seria mais interessante: deixe quem valoriza mais o direito de beijar pagar por ele. Se forem os chatões, eles compram o direito e proibem os namorados. Se for o contrário, a beijação tá liberada.

A gente, nestas horas, imagina, se é "Moscou contra 007" ou "Moscou contra Coase".

Vá lá que tirar a roupa no restaurante e jogar a namorada na mesa possa, ahan, incomodar o gerente. Mas uns beijinhos, sei não...e tem gente que implica com beijos no metrô? Embaixo da terra?

Há a questão polêmica da censura, atentado ao pudor, etc. Mas, Rasmusen (ver link ao lado, fixo) tinha um bom artigo sobre a queima da bandeira dos EUA e o teorema de Coase sobre isto. Não lembro o argumento, mas eu garanto para você que a mulherada do RJ iria, nestes termos, financiar a construção de um oleoduto do Afeganistão até Ituiutaba só com as multas por não usarem burka na era dos talibãs.....