terça-feira, janeiro 27, 2004

Quem fala o que quer...é livre e, portanto, feliz

Dizer que um verdadeiro liberal defende a liberdade de expressão é algo tão óbvio que até me dá vergonha: é como se o leitor não soubesse disto.

E a diferença entre certas tendências políticas e o liberalismo é que elas só pensam em liberdade para os amigos.

De qualquer forma, talvez isto explique porque um excelente site como este seja patrocinado pela Foundation of INDIVIDUAL RIGHTS in Education cujo site é este.

Quem me conhece sabe que odeio a pecha de intelectual. E Reinaldo Azevedo, o social-democrata mais bem-articuladoque conheço tem um bom questionamento aos intelectuais brasileiros nesta sensacional crítica.

"- Cláudio, por que tanto caso com isto?"

Meu ponto é que liberdade de expressão sem liberdade econômica e vice-versa não são coisas bacanas. Conservadores gostam da segunda e odeiam (ou antipatizam) com a primeira. Socialistas gostam da primeira (com certo controle da vanguarda), mas odeiam (mesmo) a segunda.

E os dados mostram que pode ser bom ter liberdade econômica (apresentação em power point) (embora eu já tenha verificado a relação positiva entre liberdade política e a liberdade econômica com os dados da Freedom House).

De qualquer forma, é bom sempre lembrar daquela famosa: "O preço da liberdade é a eterna vigilância" que muito autoritário interpreta mal...