quarta-feira, janeiro 28, 2004

Teoria dos Jogos (de e) para dummies

Imagine o leitor que eu seja um sujeito brigão (não sou, mas vamos lá) que tenha alguns vizinhos ricos. Como se diz por aí, cão que ladra não morde. E isto se aplicaria a mim. O que devo fazer?

A melhor saída é fingir que sou mais forte do que sou. Que tenho alguma força extra ao meu lado. Certo?

Pois bem, este parece ser o caso de Saddam Hussein. Afinal, o que se constata é que o sujeito se dedicava a juntar papéis sobre armas de destruição em massa, matou um genro que havia fugido do país por causa de supostos segredos (muitos relacionados a este tipo informação), e dificultou o trabalho dos inspetores da ONU até onde pôde.

Ok, eu também acho que Saddam era (é) meio megalomaníaco. Mas ele nunca deixou de ser racional. Ele apostou num órgão de decisão coletiva altamente ineficiente, a ONU, para anular eventuais ameaças à manutenção de seu governo ditatorial. Também apostou na desinformação.

Links sobre Teoria dos Jogos, Saddam e Teoria dos Jogos, Terrorismo e Teoria dos Jogos, Decisões Coletivas....

1. Veja também este link para problemas de ação coletiva.

2. Estes sobre Teoria dos Jogos e Saddam: aqui, aqui, aqui, aqui e, last, but not least, também aqui.