sábado, fevereiro 21, 2004

Aumentando o valor da propina

Quando morei em Porto Alegre, durante os anos de 2000-1, vi o partido do governo sofrer com denúncias de irregularidades na compra de sua sede municipal....justamente por envolvimento ilícito com o jogo do bicho.

Agora bem, eu não sou contra o jogo. Acho que é uma atividade econômica como outra qualquer. Aliás, Las Vegas é um exemplo de que é possível - apesar de sua origem ilegal - gerar riqueza legal para um país.

Então, leitor, pense: se você quer ganhar dinheiro com o jogo, e sua atividade se torna ilegal, dada a mesma probabilidade de ser preso, o valor da propina aumenta ou diminui?

Por que mantenho constante a probabilidade de prisão? Simples: o criminoso sabe que, com as instituições legais que o atual governo mantém (em relação aos anteriores), sua prisão é algo distante. Ou você acha que o jogo do bicho deixará de existir por causa de uma simples assinatura de um ser humano, mesmo que ele seja o presidente da república?

Moral não-econômica da história: "Se sou corrupto com um bicheiro, não é o fim dele que me torna honesto".

Moral econômica da história: "Se você quer diminuir o valor de uma propina, não proíba a existência de atividades econômicas".

Links:

A notícia em si: MP proíbe bingos e máquinas caça-níqueis no País - Terra - Governo Lula