sexta-feira, fevereiro 13, 2004

Microcrédito versus estatização

O que é um regime baseado no mercado? É aquele no qual eu posso me endividar para adquirir bens, caso eu seja um sujeito impaciente. Claro, muita gente não gosta de dívidas (eu também não gosto), mas muito deles adotam este método para comprar casas ou automóveis, certo?

Bem, da mesma forma, existe o crédito para ajudar a financiar estudos de universitários no setor privado. Não é um microcrédito, mas lembra muito esta modalidade. Ontem um ex-aluno meu reclamava: "eu, fazer dívida para a vida toda?" . Claro, ele está, agora, numa universidade pública e, espertamente, não abriu mão de estudar.

Agora, estatizar vagas como insinua o MEC parece-me um contrasenso. É como dizer que vamos estatizar a FIAT ou a FORD porque nem todos os brasileiros têm carro. Ou dizer que vamos estatizar a padaria da esquina porque o dono está em "situação irregular".

Ora, se alguém está em situação irregular, regularize. Passe para alguém mais eficiente. Se substituir empreendedores por burocratas funcionasse, o muro de Berlin, hoje, estaria em Washington, D.C.

Para detalhes sobre a pertubadora proposta, veja o link abaixo. Palpites?

As associações que representam universidades privadas e filantrópicas receberam com reservas a proposta do ministério da Educação de “estatizar” vagas em universidades particulares, afirmando que é preciso debater mais o assunto. A reação mais forte, porém, foi contra as insinuações do ministro Tarso Genro de que as entidades seriam “empresas disfarçadas” que estariam em situação irregular.