segunda-feira, fevereiro 16, 2004

Mundo complexo = mais regras?

Por que existe uma constante pressão para uma maior complexidade legal? Podemos explicar tal fato, em parte, pelas pressões inexoráveis exercidas por inúmeros grupos específicos. Mas, além disso, existem idéias em ação que fazem com que a grande massa de pessoas desinteressadas mantenha-se aberta às reivindicações pela regulamentação...[Tal idéia] é a tentativa inocente (mas geralmente fatal) de se alcançar a justiça perfeita em casos individuais. Uma segunda idéia é a falsa crença de que formas complexas de regulamentação, operando dentro de pequenos grupos voluntários, podem ser reproduzidas em ambientes sociais impessoais. Originalmente em :Amazon.com: Books: Simple Rules for a Complex World.

O trecho acima, reproduzido neste livro é um ponto que me faz refletir na mesma linha que o prof. Gilson, nosso colega aqui, quando ele reproduz matérias sobre a biotecnologia brasileira (por exemplo, esta ou esta).

Embora ele toque em pontos importantes como o do veto a cientistas de opiniões contrárias ao governo na Embrapa (liberdade de expressão? Para quem?), Gilson pode ter se esquecido de uma outra conseqüência da censura e/ou de leis que tudo proibem: a ação do mercado.

Digo isto porque os sul-coreanos não poderiam fazer o mesmo avanço científico nos EUA, onde a lei de Bush (que é um cara deveras religioso) é mais restritiva. Ou seja: crie aumentos de custos no seu país para a pesquisa científica e aguarde o avanço do resto do mundo em relação à sua própria posição.