domingo, fevereiro 15, 2004

Ética: aumentar preço é anti-ético?

O Gilson me enviou este link que fala das oportunidades de negócios para brasileiros que exportam frangos após o problema de saúde das galinhazinhas asiáticas e norte-americanas.

Pensei na pergunta de um aluno meu outro dia: "professor, no exemplo do Mankiw, este negócio de pagar mais barato pela passagem não é anti-ético"?

Da mesma forma: "aluno, aproveitar-se de uma crise na produção de frangos na Tailância para vender mais gerando lucros para brasileiros também não é ético?"

A questão é que muita gente confunde o significado da ética. O que, afinal, é ética? É derrubar dois prédios cheios de gente sem votar aumentos de salários para si mesmo? É vender mais barato, mesmo quando os custos de produção aumentam? É cobrar propinas no Palácio do Planalto com a desculpa de que temos um objetivo maior de socialismo para o país?

O ponto é, certamente, polêmico. Mas há algo importante aqui: Ética em economia é algo que se discute sempre. Ao aluno submetido à ética anti-mercado pode ser interessante conhecer textos como o de Frank Knight. Trata-se, creio, do melhor texto (e antigo!) para se entender a questão. Se você pretende ser um profissional do mundo de negócios, deveria fazer um fichamento deste texto.

Como sempre digo: abra sua cabeça, estudante. Você é novo demais para ter opinião formada sobre tudo. Nem seu avô tem, né?