sexta-feira, março 05, 2004

Como censurar sem usar a canetada

Muita gente disse, incorretamente, que a imprensa americana estava sendo censurada no início da guerra do Iraque. Desculpem amigos, não houve censura.

O que há, aí sim, é uma postura de qualquer imprensa (tenho um amigo que insiste que o governo mineiro atual tenta manipular a imprensa local....mas fica nervoso quando lhe conto das demissões da Gazeta Mercantil, sucursal RS, na era Olívio Dutra (PT)) de, voluntariamente, submeter-se ao poder político.

No caso do Brasil - ao contrário dos EUA - é comum que jornais dependam das famosas verbas publicitárias do governo. Aqueles anúncios oficiais, leitor, custam dinheiro. Houve até um jornalista gaúcho que levantou a bola na era Dutra. Eu me lembro de ter-lhe perguntado sobre o que havia antes daquele governo, mas aí ele não me disse nada.

Enfim, o ponto é: a liberdade de imprensa é melhor que a imprensa censurada pelo governo? Sim. Você vai retrucar: mas aí pode ter auto-censura. Ainda assim, leitor, é melhor do que o mundo da censura oficial. Neste, o meu amigo jornalista pode fazer uma página na internet (esqueci-me do link) e denunciar a tal censura.

Brasileiros acham estranha a discussão norte-americana sobre liberdades. É engraçado. Na hora em que são censurados, eles acham ruim. Quando alguém, no hemisfério norte, reclama de falta de privacidade, o caudilhismo do brasileirinho típico salta aos olhos: "isso é frescura de americano". Diga isso aos presos políticos de 64. Certamente eles não se achavam frescos...

Mas aí vai a notícia.


O Fórum Politicamente Correto

O 3º Fórum Social Mundial atinge o nível de politicamente correto. O que leva a receber bom subsídio do Governo Federal (Petrobrás). Várias instituições universitárias e centros de estudos estão tentando fazer desde 1999, o 5º Encontro Nacional de Estudos Estratégicos(5º ENEE). Pois na última tentativa o então Chefe da Secretária de Segurança Institucional, vetou o apoio, pois poderia trazer críticas ao governo. Mesmo que, os maiores participantes seriam centros de estudos estratégicos universitários, muitos ligados ao atual governo.


Vale dizer, a tal discussão da sociedade organizada não é tão limpa de ajuda financeira, né? Éééééé.....no poder a prática é outra...