sábado, março 27, 2004

A Economia dos órgãos para transplante

Um dos temas que mais me preocupa e me atrai para fins de pesquisa é este. E muita gente, por ignorância mesmo do assunto, acha que é bobagem que se peça a permissão dos parentes para a remoção dos órgãos de um familiar.

Não deveria ser algo fácil de se resolver. Alias, não é. O órgão é, exceto no caso de consenso presumido, propriedade de seu dono (bem, descontando, como sempre me lembra o VanDyck, meu chefe, as leis que proíbem as mulheres de fazerem aborto, o que lhes retira o direito à propriedade total de seus respectivos úteros).

Há uma vasta literatura (não tão vasta quanto ciclos econômicos reais, mas crescente) sobre o tema. Quem quiser, que vá ao google. Para começar, conscientize-se da polêmica do tema com a matéria abaixo (registro necessário).

Telegraph | News | Judge's retained organs ruling splits families: "Hundreds of families won the right to demand compensation from the National Health Service yesterday after the High Court ruled that hospitals acted unlawfully in removing the organs of dead children without their parents' permission."