domingo, março 28, 2004

Genéricos: custos, benefícios e tudo o mais

Todo livro-texto introdutório fala, em algum momento, sobre direitos de patente. E todo aluno deveria, creio, ter a obrigação de fazer um estudo sobre isto com algum mercado brasileiro. Por que? Porque acho que o problema, aqui, é sério.

Provavelmente, muitos deles iriam querer tratar de genéricos, esta "invenção" que permite que o governo mude os direitos de propriedade de forma algo arbitrária, segundo, claro, algum critério.

Com algum cinismo em mente, eu às vezes me pergunto se não poderíamos criar também um governo genérico. Funciona assim: para que recursos coletados cheguem até mim corretamente, eu poderia escolher não entre um ou outro político para bajular. Eu simplesmente escolheria um que não investiu na campanha e que não foi eleito. Ele ganharia o direito de me representar segundo algum critério (este eu penso depois, he he he).

Brincadeiras (?) a parte, a discussão dos genéricos é interessante. Afinal, os custos e benefícios SOCIAIS (já haverá um bom problema de mensuração aqui) compensarão a criação de genéricos?