quarta-feira, março 17, 2004

Minha próxima compra

Já dei a dica aí embaixo, mas não custa reforçar.

De autoria de Jorge Vianna Monteiro, este livro passa em revista uma grande variedade de processos da economia brasileira, à luz de modernas construções analíticas, permitindo que se decomponha a questão do ocaso do Estado constitucional em várias questões mais simples, analiticamente mais tratáveis.

Estas lições dão ao leitor a percepção da extraordinária inovação institucional que acompanha a trajetória da economia brasileira dos últimos anos e que tem por denominador comum vasta e complexa teia de controles governamentais exercidos no conjunto de decisões do cidadão. Esse cidadão que observa - e mesmo endossa - os resultados macroeconômicos talvez nem se aperceba da concorrente erosão das instituições de governo representativo ou da dissipação de suas liberdades econômicas que tal desempenho possa acarretar. (...)

Em 2003, o Brasil ficou sabendo que mesmo na origem da atual Constituição algumas dessas regras foram ali colocadas pela vontade ou esperteza sorrateira de uns poucos legisladores, à margem do próprio acordo de deliberação constituinte ¿ o que acentua a fragilidade dos comprometimentos constitucionais sob os quais opera a economia nacional. Enfim, estas Lições sintetizam um preocupante paradoxo do constitucionalismo à moda brasileira: cada governo quer estar livre para limitar os seus sucessores, tanto quanto não se sente restringido por seus predecessores.