quinta-feira, abril 29, 2004

Brasileiro é bom empresário?

Aí vai uma nova: Carlos Ghosn, o brasileiro que saiu da Renault para recuperar a Nissan acaba de ser premiado pelo governo japonês por ter reerguido a indústria automobilística japonesa.

Eu não conheço muito da trajetória dele, e ele pode bem ser um exemplo de um "rent-seeker" de sucesso, muito mais do que um "profit-seeker". Mas eu tendo mais a acreditar na segunda hipótese. Por que?

Meu palpite é que ninguém é contratado pela Nissan para reerguer todo um setor, mas apenas a empresa. Claro, se ajudar meu concorrente aumenta meu lucro (creio que há casos em que isso pode acontecer....ou não?), eu ajudo. Mas o mais comum é que estas alianças não perdurem ou terminem em fusão.

De qualquer forma, é bom ver que nem todos os governos satanizam empresários neste mundo. Aqui no Brasil, de forma muito hipócrita, joga-se a culpa da crise no capitalismo (a famosa crise do capitalismo que nunca termina e nunca é comprovada) e, quando se precisa de cobrir o déficit, pede-se que paguem mais impostos.

Duvida de mim? Faça as contas: quantas camisas com o rosto do Antônio Ermírio (ou do Carlos Ghosn) você vê nas lojas? E de assassinos como Che Guevara? E as manchetes de hoje? Como a imprensa tratou o recebimento da medalha?