quinta-feira, abril 29, 2004

O anti-semitismo continua na moda ("Estes sofisticados europeus (I)")

Os europeus finalmente reagiram.

Cinqüenta e cinco países comprometeram-se nesta quinta-feira a sufocar o crescimento do anti-semitismo e concordaram que a violência crescente no Oriente Médio nunca pode justificar ataques a judeus.

Os membros da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), de que também fazem parte países da América do Norte e da Ásia Central, concluíram uma conferência de dois dias, com a divulgação da "Declaração de Berlim", documento que condena todas as manifestações e ataque motivados pelo anti-semitismo.


O mundo continua e os anti-semitas continuam tentando ganhar mentes e corações. O problema já é tão sério que os europeus não puderam mais tapar o sol com a peneira: há um problema lá.

Vejam a sugestão do Jack Rosen: "- O anti-semitismo não vai acabar por causa de umas poucas conferências, mas isso de fato pressiona ou envergonha esses países que não querem lidar com isso e agir - disse Jack Rosen, presidente do Congresso Americano de Judeus".

Vale dizer: exatamente o que eu disse em outro post. Quem não quer lidar com isso, quem não demonstra seu repúdio, quem não revela claramente suas preferências é que tem o ônus da prova.

Por isso é que pessoas gostam, por exemplo, quando seus políticos assinam tratados de paz. Quem não os assina gera sempre aquela "pulga atrás da orelha".