quarta-feira, abril 28, 2004

Os neo-discriminadores?

A questão das quotas raciais dá pano para manga. Mas é difícil dizer que elas são ótimas porque nos EUA funcionam (funcionam?). Primeiro porque não é certo que funcionam. Segundo, há a questão de que o Brasil não é os EUA no seguinte sentido.

A lei da gravidade aqui, é a mesma de lá. Logo, você pode usar a física aqui ou lá. Também pode usar alguns princípios de Economia básicos. Aqui também, o governo passado mostrou, o controle da oferta de moeda diminui a inflação.

Mas aqui não tem Ku Klux Klan. E nem tem uma distinção clara entre quem é ou não negro. Dá para ver quem é pobre e quem não é. Mas o pobre nem sempre é negro, embora muitos o sejam. Mas aí o ponto é que a discriminação é contra pobre, não negros.

Gianotti pode ser acusado de tudo, menos de racista. E eis o que ele pensa sobre isto, embora numa matériazinha bem xoxa do portal Terra...(muito " " e pequena). A manchete até parece uma lamentação. Mas aí é viés da mídia mesmo (ou neura minha com a manchete), não importa. O importante é saber se esta política é mais eficiente do que as alternativas (quais seriam?).

Gianotti critica cotas raciais em universidades