sábado, abril 10, 2004

Salvando o Capitalismo

Por que este livro DEVE ser lido por todos que se preocupam com as reais causas do desenvolvimento e com os verdadeiros perigos à prosperidade?

Bem, aí vai um exemplo.

Não há como negar que os custos da concorrência e da mudança tecnológica afetam desproporcionalmente alguns segmentos. Infelizmente é principalmente sua voz, e não os desejos da maioria silenciosa ou os interesses das gerações futuras, que influenciará os políticos. O perigo das políticas conservadoras é ignorar as preocupações dos perdedores ou a ameaça que eles representam para a prosperidade geral. A política liberal (nota minha: liberal, aqui, no sentido norte-americano, ou seja, exatamente o oposto do que entendemos por liberal ou, de outra forma, algo como "social-democrata") está igualmente equivocada quando ataca o sistema que cria os perdedores em lugar de admitir que se trata de um aspecto inevitável do mercado".

Eu usaria este livro junto com o já citado do Easterly (ver algum dos posts recente), com o do Sen ("Desenvolvimento como Liberdade") e com o Mitchell & Simons ("Para além da política") se fosse professor de Desenvolvimento Econômico ou Economia do Setor Público. Apesar da importância dos modelos matemáticos nestas matérias, creio que o argumento relevante está muito bem exposto nestes livros.

É fácil ver que os maiores inimigos do capitalismo são os que não gostam da concorrência. Ou seja, para mim, este livro é a última pá de cal nos argumentos irracionais (um nome educado para o que se passa na minha mente agora...) que dizem que: "concorrência/capitalismo é algo ruim, feio, malvado e neoclássico ou neoliberal".

A partir de hoje, acabou minha paciência com estes argumentos. Acha isto mesmo? Então compre e leia estes livros. Se, depois disto, você continuar pensando assim, então você tem um problema (parece arrogante, mas, honestamente, não é).