quarta-feira, abril 28, 2004

Talk is cheap? No. Talk has costs.

Neste bom capítulo do livro de introdução à economia, David Friedman trata das falhas de mercado.

O melhor exemplo disto é o famoso talk is cheap. Essencialmente: falar é tão barato, mas tão barato, que você às vezes tem que ouvir um orador falar sobre abobrinhas por muito mais tempo do que gostaria de pagar. Por isso nos chateamos com os discursos do(s) presidente(s) na TV.

Uma forma de coibir isto é, claro, colocar um preço nas conversas. Ok, você pode falar, mas não pode falar para sempre. Eu tenho mais o que fazer. Isto acontece na prática? Sim. No caso de um discurso, basta você ir embora (exceto se você mora em Cuba ou na Coréia do Norte). Na TV, basta mudar de canal (idem).

Logo, ao limitar a diversificação da informação, você gera perdas de bem-estar. Pessoas não querem ouvir o que você quer dizer sempre e nem todo o tempo.

Você pode pensar: vamos impor a censura oficial. A censura oficial, ao contrário da censura privada, é ineficiente. Gera perdas de bem-estar porque não há negociação entre o "oficial" e cada indivíduo do país. Censura privada existe o tempo todo e muito dela é norma social adquirida culturalmente.

Veja bem, um programa de rádio é um bem público e, para ser ofertado, vem com comerciais junto. Rádios comunitárias pretendem não fazer isto, mas fazem. Só que com seus impostos.

Agora, comunicação gera ruídos. Quando um cara diz: "eu acho que o pessoal deveria fazer isto", tem gente que entende: "ele quer que o pessoal seja obrigado a fazer isto". Claro que há um erro aqui, mas, como eu disse, talk is cheap. Para os dois lados.

Mas se a conversa se inicia com um ataque pessoal como "você é intolerante e racista", então não pode terminar de outra forma.

Moral da história:

1. mesmo em blogs, talk is not cheap. A não ser que você não deixe o cara fazer comentários. Tive uma discussão com o Gilson uma vez por causa da forma como ele qualificou Ariel Sharon. E não deletamos seu post. Porque ambos achamos que censura não é legal.

2. mesmo em blogs, be careful and polited. Preste atenção antes de colocar um comment. Se você parte do pressuposto que o sujeito vai entender sua fala de forma agressiva ou não, está errado. Ninguém está te vendo ou ouvindo. Se você não gostou do post, deixe sua opinião educada e "mude de canal". Você não mora em Cuba.

3. mesmo em blogs (indeed), quem fala o que quer, ouve o que não quer. E isto vale para quem publica e para quem comenta. Chegou disposto a brigar, então vai aguentar. Esta história de desqualificar as opiniões da pessoa e depois sair ofendido porque levou troco é papo furado. Afinal, talk isn't cheap. A não ser que um dos interlocutores seja uma árvore.