segunda-feira, maio 17, 2004

Caridade privada, benefício público

Ok. Meu salário não aumentou para o que me haviam prometido. Então minha grana está curta. E eu sempre quis ajudar alguma entidade de caridade. No momento não é possível, mas estou pensando em algo para o final do ano.

Entretanto, sei que não posso ajudar todas elas. Gostaria de perguntar ao leitor(a) se existe alguma espécie de "portfolio" de entidades online. Aliás, eu sei que existe todo o tipo de problema no mundo mas, pessoalmente, alguns me deixam mais preocupado.

No passado - acho que ainda fazem isto - a American Express tinha um serviço assim. Mas acho que falta uma lista mais ampla, de entidades. Quem organizasse uma listona assim ajudaria muito pessoas como eu que gostariam de ajudar, nem que fosse com uma quantia mínima, uma entidade destas.

Aliás, esta é uma forma de se verificar a eficiência destes caras que querem nosso dinheiro e dizem que vão aplicá-lo bem. Primeiramente devem divulgar suas ações de maneira eficaz.

No caso de um catálogo como estes que estou imaginando, claro, existe um problema de ação coletiva porque cada entidade sabe que indivíduos contribuem com uma ou duas associações do tipo apenas. Logo, o incentivo para se unirem e elaborarem o tal portfolio é pequeno (daí a utilidade do "atravessador" como a American Express no caso que citei).

Então, leitor? Existe algo assim?