segunda-feira, maio 31, 2004

Exclusivo: Inclusão pode estar excluindo

Falando em educação privada complementado a pública, o autor do artigo Private organizations now supplement public schooling diz que:

Ironically, the exclusion may have been fomented by inclusion. Teachers say the crisis in primary education has spiraled out of control due to Brazil's success in getting children to stay in school. In 2000, 94 percent of Brazilian children attended primary school, up from 84 percent nine years earlier. The additional children go to schools designed to handle fewer students, placing a huge stress on infrastructure, teachers, and resources..

Vale dizer: se a criança tá fora da escola, há um problema. Se ela está dentro, então a escola é fisicamente inadequada.

Como o IBGE anda contando a população desde 1500 (há uma ironia aqui...na página do IBGE há, de fato, uma linha de tempo muito útil para mostrar a evolução da população brasileira ao longo de sua história), algum político parece ter perdido o bonde da política pública no tempo certo, não? Afinal, não bastaria verificar o crescimento populacional de sua cidade e pensar sobre como a demanda por ensino aumentaria? Ou estou sendo cruel?