quarta-feira, maio 12, 2004

Gol, DAC e o preço predatório

O argumento menos claro para uma política antitruste é, sem dúvida, o de preço predatório. Vejamos os fatos no caso da GOL.

Fatos:

Com algumas restrições, como comprar com dez dias de antecedência ou permanecer dois dias no destino, passagens para trechos como São Paulo-Salvador ou Rio de Janeiro-Recife foram vendidas durante algumas horas do dia por R$ 50, mais taxa de embarque. De acordo com a Gol, 30 mil bilhetes foram vendidos e a empresa irá honrá-los.

A Gol não revela quantos assentos havia colocado à disposição para cada trecho - comenta-se no mercado que em alguns vôos esse número não passaria de meia dúzia. A promoção estava ainda restrita a alguns dias da semana e a compras feitas pela internet ou nos balcões da companhia nos aeroportos. No final do dia, a Gol divulgou uma nota afirmando que iria procurar o DAC para ''apresentar as planilhas que fundamentam a promoção''.


Definição de "preço predatório":

The predatory pricing argument is very simple. The predatory firm first lowers its price until it is below the average cost of its competitors. The competitors must then lower their prices below average cost, thereby losing money on each unit sold. If they fail to cut their prices, they will lose virtually all of their market share; if they do cut their prices, they will eventually go bankrupt. After the competition has been forced out of the market, the predatory firm raises its price, compensating itself for the money it lost while it was engaged in predatory pricing, and earns monopoly profits forever after.

Os problemas deste argumento:

1. Demagogia política (Stigler): algumas firmas acusam os concorrentes de praticarem preço predatório. Mas, como sabem os custos? Embora você possa medir os custos explícitos, deve considerar, na verdade, os custos implícitos. Sem isso, não há como saber se o preço é "predatório".

2. Advogados podem ganhar uma boa grana com este processo...às custas do bem-estar social.

3. Gente que não gosta de mercado (o governo atual até contrata militantes do seu partido!) ganha com isto, fazendo o discurso anti-mercado, pró-estado.

Detalhes? Leia este texto. Agora, vem cá, se você não lê em inglês, não vá acusar quem lê de praticar concorrência "predatória"...

No caso específico da GOL:

Qual é a estrutura de mercado de aviação de passageiros? Bem, eu não tenho esta informação, mas eu diria que a decisão do DAC - sob a capa burocrática de um prazo de cinco dias - foi incompatível com a concorrência, princípio que guia as ações de órgãos antitruste.

Haja visto que o governo injetou dinheiro público para salvar duas empresas como a VARIG e a TAM (quem assistiu South Park ontem viu algo exatamente igual no episódio), proibir o concorrente de fazer uma promoção que nem é tão ampla assim, já que restrita a alguns horários por causa de um prazo de cinco dias (quantos dias levaram para aprovar a fusão da VARIG-TAM? Cumpriram os prazos? Faltou a cópia de algum documento? Eu aposto que houve problemas também).

É claro que preço predatório pode ser um problema. Mas o curioso desta situação é que a empresa pequena é acusada de praticar preço predatório contra um recém-formado quase-monopólio do setor (com as bençãos do governo, o mesmo patrão do CADE e do DAC).

Opiniões?