quarta-feira, maio 19, 2004

Humor

Esta é velha, mas vale pelo bizarro da situação.

"Zero Hora 16 SET 2002 - Zero Hora 16 SET 2002

Traficantes negociam pela Internet - Facções criminosas exibem páginas na rede

As facções criminosas Comando Vermelho (CV), do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e Terceiro Comando (TC), de Paulo César da Silva Santos, o Linho, já chegaram à Internet.

Desde que a polícia passou a grampear os celulares dos traficantes, as quadrilhas adotaram a rede mundial de computadores como meio de comunicação para negociar armas e drogas, além de fazer apologia do crime e até exibir os seus estatutos.

Um exemplo é um link encontrado numa página do CV para um site, em português e com endereço brasileiro (com a terminação .br), das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), grupo guerrilheiro aliado da quadrilha de Beira-Mar. Na certeza de não serem descobertas, as facções criaram sites, contas de e-mail e fizeram registros no ICQ, programa de bate-papo em tempo real, para que os bandidos troquem mensagens.

Em um rastreamento feito pelo jornal O Globo, foram descobertos quatro sites e 26 registros de usuários do ICQ suspeitos de pertencerem a criminosos. Na página do TC são exibidas fotos de bandidos armados e usando drogas. No site do CV Rogério Lemgruber (CVRL), que leva o nome do fundador da facção, há fotos de presidiários e covas de bandidos.

Numa exibição de força, os bandidos divulgam seu arsenal, com fotos e dados técnicos de armas como o fuzil AK- 47. Nesse mesmo site, há uma lista com as 136 favelas dominadas pelo CV.

Nas páginas de registros de usuários do ICQ, foram encontrados cadastros com nomes de traficantes como Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, e Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém. Nesses registros há links para sites do CVRL e do Terceiro Comando.

Segundo o delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva, de São Paulo, especialista em crimes pela Internet, as páginas pertencem realmente a traficantes que buscam escapar de grampos telefônicos:
- Os criminosos descobriram a rede e atuam nela. Em São Paulo, tiramos do ar uma página do Primeiro Comando da Capital (PCC), que tem ligações com o Comando Vermelho., já identifiquei provedores no Nordeste que mantêm suas páginas.